Excesso de atividade física prejudica a hipertrofia muscular
O excesso de exercício faz com que o rendimento do treino diminua, prejudicando a hipertrofia muscular, pois é durante o descanso que o músculo se recupera do treino e cresce.
Além disso, fazer atividade física de forma exagerada faz mal à saúde e pode resultar em lesões musculares e de articulações, exaustão e fadiga muscular extrema, fazendo com que seja necessário interromper completamente os treinamentos para o corpo se recuperar.
Sintomas de excesso de exercício físico
O excesso de exercício físico pode ser percebido através de alguns sintomas, como:
Na presença desses sintomas, deve-se reduzir a frequência e a intensidade dos treinos para permitir que o corpo se recupere, além de ser necessário ir ao médico para avaliar a necessidade de tomar medicamentos ou fazer tratamento que ajudem na recuperação.
![]() ![]() Consequências do excesso de exercícios
O excesso de exercícios físicos provoca alterações na produção de hormônios, aumento da frequência cardíaca mesmo durante o descanso, irritabilidade, insônia e enfraquecimento do sistema imunológico.
Além dos danos ao corpo, a prática intensa de atividade física pode ser prejudicial à mente e virar uma compulsão por exercícios, em que a obsessão por melhorar a aparência do corpo gera estresse e ansiedade intensa.
O que fazer para tratar a compulsão por exercícios
Ao identificar os sintomas de excesso de exercícios físicos ou alterações no funcionamento do corpo, deve-se procurar o médico para avaliar se existem problemas no coração, nos músculos ou nas articulações que precisam ser tratados.
Além disso, é preciso parar a atividade física e recomeçar aos poucos ( procure um profissonal capacitado em educação fisica ), após o organismo ter voltado a funcionar bem. Também pode ser necessário acompanhamento com psicoterapeuta para tratar a obsessão por atividade física e ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade.
Excesso de exercício é tão prejudicial quanto sedentarismo, diz estudoSegredo para aumentar a longevidade é praticar exercícios moderados
POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 04/12/2012
Inúmeros estudos já comprovaram que praticar exercícios físicos é um dos segredos para aumentar a longevidade. Mas tudo tem limite. Isso porque treinar em excesso, o chamado overtrainig, pode ser tão prejudicial quanto o sedentarismo. É o que mostra uma pesquisa publicada em 29 de novembro no periódico Heart, do grupo British Medical Journal (BMJ).
PATROCINADO: Plano de Saúde: cote online e economize
Segundo os autores, que faziam parte do Saint Luke's Mid America Heart Institute e da University of Queensland School of Medicine, nos Estados Unidos, embora o treino regular seja benéfico, o exagero pode torná-lo mais prejudicial. Recomenda-se, portanto, realizar exercícios vigorosos por 30 a 50 minutos ao dia. Exceder esse limite ocasiona, sobretudo, problemas ao coração.
Para ilustrar tal efeito, os especialistas usaram um estudo apresentado em maio na Sociedade Europeia de Cardiologia, na Irlanda. Após acompanhar 52.600 pessoas durante 30 anos, eles descobriram que os voluntários que corriam tinham um risco 19% menor de morrer nesse período do que aqueles que não praticavam a atividade. A média, entretanto, escondia um dado muito importante: aqueles que corriam de dez a 30 quilômetros por semana apresentaram um risco 25% menor de mortalidade, enquanto que os que corriam entre 30 e 40 quilômetros não apresentaram qualquer vantagem sobre os sedentários.
Os resultados exemplificam a chamada "curva em U", em que uma ponta representa o overtraining e a outra o sedentarismo. A base ou meio termo, por sua vez, mostra o ponto em que o indivíduo mais se beneficiaria. Por isso, mesmo quem se submete a provas de exercícios vigorosos deve tentar levar um treino mais leve nos demais dias do ano.
Seu treino é eficaz ou só pesado?
Mais disposição, corpo em forma e melhora da postura são apenas alguns dos primeiros benefícios que a prática de exercícios revela. Com o tempo, entretanto, é normal querer aumentar a carga, esticar a distância e traçar novas metas. Mas será que você não está exagerando? Veja alguns sinais de que seu treino está excessivamente pesado:
1. Frequência cardíacaA frequência cardíaca ideal deve obedecer a seguinte fórmula: 65% a 85% de 210 - a sua idade. Ela comprova que o organismo está promovendo a queima de gordura de forma saudável.
2. Fôlego
Perder o fôlego durante o exercício significa que você submeteu seu corpo a uma intensidade de exercícios acima do que ele é capaz de aguentar. Neste caso, diminua o ritmo até recuperar a respiração normal. Evite a parada brusca da atividade.
3. Dor
Sentir dores musculares após o treino é normal, principalmente nos primeiros dias de atividade. Entretanto, voltar para casa com dificuldade de se locomover ou sentir necessidade de tomar medicamentos para amenizar a dor indicam problemas.
4. Frequência
Dê tempo para o seu corpo descansar. Repita seu treino apenas 24h depois do anterior. Mesmo os treinos aeróbios precisam desse intervalo. |
sexta-feira, 21 de outubro de 2016
Exercício físico - Benefícios à saúde e emagrecimento
Assinar:
Postagens (Atom)